Corrigir problema de envio ou recebimento de texto no Android

Nos dias de hoje, o serviço de SMS pode parecer obsoleto e uma relíquia do passado, mas é o método mais confiável de comunicação por texto. Mas, como qualquer outro tipo de tecnologia, ela tem seu próprio conjunto de problemas que precisam ser resolvidos para ser confiável e eficiente. Não ser capaz de receber ou enviar mensagens é um problema que é um tanto comum em dispositivos Android desde o início. Esse problema é universalmente famoso, pois foi relatado em quase todos os dispositivos Android, independentemente da marca, modelo ou versão que cada um possa ter.

Mensagens de texto perdidas ou até atrasadas podem ser problemáticas, pois o usuário geralmente não percebe o problema até que seja tarde demais. Uma das maneiras mais comuns pelas quais as pessoas perceberam esse problema é quando estão esperando uma OTP que não chega e, portanto, atrasando o processo em questão.



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A causa desse problema pode ser proveniente da rede, do dispositivo ou do aplicativo. Qualquer um dos quais pode desencadear esse problema por vários motivos. Mas, não há necessidade de pânico ou preocupação, pois há uma grande chance de você consertá-lo facilmente. Existem várias soluções possíveis sem complicações para este problema. Todos listados abaixo para ajudá-lo a enviar e receber textos sem problemas.



Corrigir problema de envio ou recebimento de texto no Android

Causa do problema



Antes de prosseguirmos para corrigir o problema, é essencial que você compreenda a natureza do problema em si. Conforme mencionado acima, existem três componentes que desempenham um papel nas mensagens de texto: dispositivo, aplicativo e rede. Pequenos problemas em qualquer um podem interromper o processo de comunicação de texto.

  • Problemas com a rede : As mensagens de texto precisam de uma conexão de rede forte e confiável para funcionar sem problemas. Perturbação para a qual de alguma forma pode levar a este problema.
  • Problemas com outro aplicativo de mensagens : Android é conhecido por ser altamente personalizável e por sua vasta gama de aplicativos de terceiros. Um conflito de sistema com outro aplicativo de mensagens instalado no dispositivo também pode levar a esse problema, juntamente com caches de aplicativos corrompidos, atualizações atrasadas, etc.
  • Problemas com o aparelho : Podem ser na forma de falta de espaço de armazenamento no dispositivo ou a presença de vírus e outros malwares que podem estar impedindo o armazenamento de mensagens. Um sistema sobrecarregado ou atualizações do sistema atrasadas também podem causar o mau funcionamento do dispositivo.

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Como resolver o problema de envio ou recebimento de texto no Android?

Como existem várias causas para o problema, há muitas soluções possíveis para corresponder. Eles podem variar de correr freneticamente pela casa em busca de redes de celular até simplesmente habilitar ou desabilitar as configurações com alguns cliques.



Um por um, siga os métodos listados abaixo até encontrar uma solução. Recomendamos que você tenha um telefone sobressalente à mão para que possa testar o envio e recebimento de mensagens entre dispositivos.

Método 1: verifique a força do sinal da sua rede

Assim como aplicativos de mensagens de texto, como o Whatsapp Messenger, WeChat, Line e muito mais precisam de uma conexão sem problemas com a Internet para funcionar, o SMS requer uma conexão de rede celular forte. Um sinal fraco é o mais simples e o mais provável motivo pelo qual o usuário não consegue enviar ou receber um texto.

As redes móveis podem ser imprevisíveis às vezes, olhe para a parte superior da tela e veja quantas barras você tem para determinar a intensidade do sinal. Uma rede ou recepção de telefone móvel é a intensidade do sinal (medida em dBm) recebido pelo telefone móvel de uma rede celular.

A intensidade do sinal depende de vários fatores, como a proximidade de uma torre de celular, qualquer obstrução física como paredes, edifícios, árvores entre você e a torre de celular, etc.

A intensidade do sinal depende de vários fatores, como a proximidade de uma torre de celular | Corrigir problema de envio ou recebimento de texto no Android

Se você conseguir ver apenas algumas barras, o sinal está muito fraco para enviar ou receber um SMS, tente encontrar um lugar mais alto ou saia, se possível. Você também pode mover-se em direção a uma janela ou na direção onde normalmente tem o sinal mais forte.

Também pode se mover em direção a uma janela ou na direção onde você geralmente tem o sinal mais forte

Se as barras estiverem cheias, você sabe que a rede móvel não é um problema e pode seguir para a próxima etapa.

Método 2: verifique se o seu plano de dados

Se sua conexão de rede for forte e ainda assim você não conseguir enviar ou receber mensagens, é possível que seu plano de dados atual tenha expirado. Para verificar isso, você pode simplesmente entrar em contato com sua operadora e renová-lo, se necessário. Isso deve resolver os problemas de envio ou recebimento de mensagens de texto no Android.

Método 3: desligue o modo avião

Se o modo Avião for ativado intencionalmente ou acidentalmente, ele não permitirá que você use os dados do celular e a conexão de voz por meio do seu telefone. Você não poderá receber ou enviar mensagens de texto e chamadas telefônicas, pois só será conectado por meio de Wi-fi .

Para desligá-lo, basta puxar para baixo o painel de configurações rápidas na parte superior e tocar no ícone Avião.

Para desligá-lo simplesmente no painel de configurações na parte superior e toque no ícone do avião Para desligá-lo simplesmente no painel de configurações na parte superior e toque no ícone do avião

Se você não conseguir encontrar a opção aqui, abra as configurações do seu telefone e localize o ‘Wi-Fi e Internet’ opção.

Abra as configurações do seu telefone e localize a opção ‘Wi-Fi e Internet’

Nesta seção, clique no botão de alternância localizado próximo a 'Modo avião' para desligá-lo.

Clique no botão de alternância localizado próximo a ‘Modo avião’ para desligá-lo | Corrigir problema de envio ou recebimento de texto no Android

Método 4: desative o modo de economia de energia

Em alguns casos, o modo de economia de energia do Android desativa os aplicativos padrão para economizar bateria. Desligue-o, certifique-se de que seu telefone tem carga suficiente e agora verifique se você consegue enviar ou receber mensagens novamente.

O modo de economia de energia ajuda a descarregar a bateria em um ritmo mais lento e menos bateria é consumida

Método 5: reinicie o dispositivo

Reiniciar um dispositivo parece uma solução mágica para corrigir qualquer problema técnico no dispositivo, mas é baseado na realidade e geralmente é a melhor solução. Reinicializar o dispositivo fecha e redefine qualquer processo em segundo plano que possa estar prejudicando o desempenho do dispositivo. Desligue o telefone por alguns minutos antes de ligá-lo novamente e tente enviar uma mensagem.

Método 6: verifique os números bloqueados

Se você sabe que determinada pessoa está tentando se conectar com você por mensagem de texto, mas não consegue, verifique se o número dela foi bloqueado acidentalmente ou não.

O processo para verificar se o número foi acidentalmente adicionado à lista de SPAM é bastante simples.

1. Abra o aplicativo de chamada padrão do seu telefone. Toque no 'Cardápio' botão localizado no canto superior direito e selecione o 'Configurações' opção.

Toque no botão ‘Menu’ localizado no canto superior direito e selecione ‘Configurações’

2. Role para baixo para encontrar uma opção chamada ‘Configurações de bloqueio’ (ou qualquer opção semelhante, dependendo do fabricante do dispositivo e do aplicativo.)

Role para baixo para encontrar uma opção chamada

3. No submenu, clique em ‘Números bloqueados’ para abrir a lista e verificar se um determinado número está presente nela.

No submenu, clique em ‘Números bloqueados’ para abrir a lista | Corrigir problema de envio ou recebimento de texto no Android

Se você não conseguir encontrar o número aqui, pode descartar essa possibilidade e passar para o próximo método. Depois de terminar, verifique se você é capaz de corrigir o problema de envio ou recebimento de mensagens de texto no Android.

Método 7: limpar cache

Cache ajuda o smartphone a acelerar seus processos do dia a dia. Se esses arquivos forem corrompidos, as informações armazenadas serão confusas e podem causar problemas como o que está sendo enfrentado agora. Caches são conhecidos por causar ocasionalmente travamentos de aplicativos e outros comportamentos erráticos. Limpá-los de vez em quando é bom para o desempenho geral do seu dispositivo e também ajuda a liberar algum valioso espaço de armazenamento.

Para limpar o cache, abra as configurações do seu telefone e toque em ‘Aplicativos e notificação’ . Localize seu aplicativo de chamada padrão e navegue até sua opção de armazenamento e cache. Finalmente, clique no 'Limpar cache' botão.

Abra as configurações do seu telefone, toque em ‘Aplicativos e notificação’ e clique no botão ‘Limpar cache’

Método 8: exclua mensagens indesejadas em seu telefone

Textos promocionais irritantes, OTPs , e outras mensagens aleatórias podem ocupar muito espaço e encher seu telefone. Excluir todas as mensagens indesejadas pode não só resolver o problema atual, mas também criar espaço e melhorar o desempenho geral do dispositivo.

O processo de compensação difere de telefone para telefone, mas segue aproximadamente as mesmas etapas. Mas antes de prosseguir, recomendamos que você copie e armazene todas as mensagens de texto importantes em um local diferente. Você também pode fazer capturas de tela para salvar conversas.

  1. Abra o aplicativo de mensagens integrado do seu telefone.
  2. Agora, pressione e segure uma conversa que deseja apagar.
  3. Depois de ver a caixa de seleção, você poderá selecionar várias conversas ao mesmo tempo, simplesmente tocando nelas.
  4. Uma vez selecionado, vá para a opção de menu e clique em excluir.
  5. Se você deseja excluir todas as mensagens, marque 'Selecionar tudo' e então toque em 'Excluir' .

Método 9: Excluir mensagens do cartão SIM

As mensagens do cartão SIM são mensagens armazenadas no seu cartão e não na memória do seu telefone celular. Você pode mover essas mensagens do cartão SIM para o telefone, mas não vice-versa.

  1. Se você não perder tempo excluí-los, isso pode ter algumas consequências graves, pois eles ocupam o espaço do seu cartão SIM.
  2. Abra o aplicativo de mensagens de texto padrão do seu telefone.
  3. Toque no ícone de três pontos no canto superior direito para abrir o Configurações cardápio.
  4. Localize o ‘Gerenciar mensagens do cartão SIM 'Opção (ou algo semelhante). Você pode encontrá-lo escondido dentro da guia de configuração avançada.
  5. Aqui você encontrará a opção de excluir todas as mensagens ou apenas algumas mensagens específicas.

Depois de liberar espaço, verifique se você consegue enviar ou receber mensagens.

Método 10: cancelar o registro do iMessage

Este é um problema provável se você for um ex-usuário da Apple que recentemente mudou para um dispositivo Android, pois os tópicos do iMessage não são traduzidos para o Android. O problema prevalece quando um usuário do iPhone envia uma mensagem de texto para você, um usuário do Android, que não cancelou o registro do iMessage. Um bug surge quando o sistema da Apple pode não reconhecer que uma mudança foi feita e tentará entregar o texto via iMessage.

Para corrigir esse problema, você terá que simplesmente cancelar o registro do iMessage. O processo de cancelamento de registro é bastante fácil. Comece visitando Site do iMessage Deregister da Apple . Role para baixo até a seção intitulada ‘Não tem mais seu iPhone?’ E digite seu número de telefone. Siga as instruções mencionadas e você estará pronto para prosseguir.

Método 11: altere seu aplicativo de mensagens de texto preferido

Se você tiver vários aplicativos de mensagens no telefone, um deles geralmente é definido como o padrão ou o preferido. Por exemplo, definindo Truecaller como seu aplicativo preferido em vez do integrado. O mau funcionamento desses aplicativos de terceiros pode resultar no referido problema. Alterar sua preferência de aplicativo de mensagens de texto de volta para o aplicativo integrado pode ajudá-lo a resolver o problema.

Método 12: Resolver conflitos de software

O Android é conhecido por ser altamente personalizável, mas ter vários aplicativos para as mesmas funções é sempre uma má ideia. Se você tiver mais de um aplicativo de terceiros para mensagens de texto, é provável que ocorram conflitos de software entre eles. Você pode tentar atualizar esses aplicativos e esperar que os bugs sejam corrigidos. Alternativamente, você pode exclua o aplicativo de terceiros totalmente e mantenha o integrado, pois geralmente é mais eficiente e confiável.

Método 13: Atualizar Android

Atualizando o sistema do seu telefone pode não parecer relevante a princípio para o problema atual, mas as atualizações de software são importantes, pois corrigem bugs e problemas enfrentados por seus usuários. Esses reparos podem abordar as operações ou recursos de seu aplicativo de mensagens de texto. Depois de concluir a atualização pendente do sistema operacional, verifique se você consegue enviar ou receber texto novamente.

Método 14: Reinsira o cartão SIM

Se o cartão SIM não for colocado corretamente em seu slot designado, ele pode causar problemas de conectividade. Isso pode ser facilmente descartado reinserindo o cartão SIM firmemente de volta em seu lugar.

Para isso, em primeiro lugar, desligue o telefone e retire o cartão SIM da bandeja. Aguarde alguns minutos antes de colocá-lo novamente e ligar o dispositivo. Se você tiver um dispositivo SIM duplo, pode tentar colocá-lo em um slot diferente. Agora, teste se o problema foi corrigido.

Se você detectar qualquer dano visível no cartão SIM, convém substituí-lo com a ajuda de seu provedor de serviços.

Método 15: redefinir as configurações de rede

Redefinir as configurações de rede é um método invasivo de solução de problemas, pois isso apagará todas as configurações de rede do dispositivo. Isso inclui todas e quaisquer senhas de Wi-Fi, emparelhamentos Bluetooth e informações de dados móveis armazenadas. Siga cuidadosamente o método abaixo para redefinir as configurações de rede móvel. Lembre-se de que todas as senhas de Wi-Fi salvas em seu dispositivo serão excluídas, então você terá que se conectar a cada uma novamente.

1. Abra o Configurações aplicativo em seu dispositivo, localize o 'Sistema' opção dentro dela, e clique na mesma.

Abra o aplicativo Configurações, localize a opção ‘Sistema’ dentro dele e clique no mesmo

2. Nas configurações do sistema, clique no ‘Opções de reposição’.

Clique em ‘Opções de redefinição’

3. Finalmente, clique no ‘Redefinir Wi-Fi, celular e Bluetooth’ opção.

Clique na opção ‘Redefinir Wi-Fi, celular e Bluetooth’

Você será solicitado a confirmar sua ação, após o que o processo de redefinição será iniciado. Espere um pouco até que seja concluído e, em seguida, verifique se você é capaz de corrigir o problema de envio ou recebimento de mensagens de texto no Android.

Método 16: registre novamente sua rede móvel

Às vezes, seu telefone pode não estar registrado corretamente no serviço de rede. Remover e inserir o cartão SIM em outro telefone substitui a configuração de registro da rede. Portanto, vale a pena tentar.

Desligue o telefone e retire com cuidado o cartão SIM do slot. Agora, insira-o em outro telefone e ligue-o. Certifique-se de que o sinal do celular esteja ativo. Mantenha o celular ligado por cerca de 5 minutos antes de desligá-lo novamente e retirar o cartão SIM. Por fim, insira-o de volta no dispositivo problemático e ligue-o novamente para verificar. Isso deve reconfigurar automaticamente o registro da rede.

Registre novamente sua rede móvel | Corrigir problema de envio ou recebimento de texto no Android

Método 17: verifique com seu provedor de rede celular

Se nada mencionado acima funcionar, pode ser hora de entrar em contato com seu provedor de serviços para obter mais assistência e orientação. Você pode chamá-los e descrever o problema para a operadora ou visitar o site deles para procurar alertas ou atualizações sobre problemas de rede.

Método 18: Faça uma redefinição de fábrica no seu dispositivo

Se absolutamente nada mencionado acima funcionou para você, este é seu último e último recurso. Uma redefinição de fábrica pode corrigir esse problema, pois exclui todos os dados, incluindo falhas, vírus e qualquer outro malware presente no seu dispositivo.

Antes de realizar uma redefinição de fábrica, lembre-se de fazer backup e armazenar todos os seus dados pessoais em um local seguro. O processo de reinicialização é fácil, mas é essencial para executá-lo corretamente.

1. Abra o Configurações aplicativo em seu dispositivo e navegue até o Sistema definições.

Abra o aplicativo Configurações, localize a opção ‘Sistema’ dentro dele e clique no mesmo

2. Localize e toque no 'Redefinir' opção.

Clique em ‘Opções de redefinição’ | Corrigir problema de envio ou recebimento de texto no Android

3. Role para baixo e clique em ‘ Restauração de fábrica 'Opção. Neste ponto, você será solicitado a inserir a senha do seu dispositivo. Confirme esta ação novamente no pop-up que aparece e aguarde a conclusão do processo. A redefinição de fábrica de um dispositivo pode demorar um pouco, então seja paciente.

Role para baixo e clique na opção ‘Redefinição de fábrica’

4. Assim que o telefone iniciar novamente e passar pelo processo de configuração geral, você deverá começar a receber mensagens de texto novamente.

Recomendado:

Informe-nos qual dos métodos acima o ajudou a resolver os problemas ao enviar ou receber mensagens de texto em seu dispositivo Android.

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