Como restaurar ícones de aplicativos excluídos no Android

Gostamos de manter ícones de atalho de vários aplicativos que usamos com frequência na própria tela inicial. Isso torna mais fácil desbloquear seu dispositivo e, em seguida, tocar no ícone do aplicativo. Não há necessidade de abrir a gaveta de aplicativos, rolar por vários aplicativos e, finalmente, chegar ao aplicativo necessário. O Android permite que você personalize sua tela inicial e adicione e remova quaisquer ícones de aplicativos que desejar. Isso torna muito conveniente realizar nossas atividades do dia a dia sem perder muito tempo procurando por um aplicativo.

No entanto, às vezes apagamos acidentalmente esses ícones de aplicativos da tela inicial ou o aplicativo é desativado, fazendo com que seu ícone desapareça. Felizmente, os ícones da tela inicial nada mais são do que atalhos e você pode recuperá-los facilmente. Neste artigo, discutiremos vários cenários que podem fazer com que ícones de aplicativos desapareçam e como recuperá-los.

Como restaurar ícones de aplicativos excluídos no Android

Restaurar ícones de aplicativos excluídos da tela inicial do Android

Conforme mencionado anteriormente, os ícones na tela inicial nada mais são do que atalhos para o aplicativo principal. Mesmo se você excluir acidentalmente qualquer ícone, poderá recuperá-lo rapidamente. Existem muitas maneiras de fazer isso. Nesta seção, vamos discutir todos esses métodos.

Agora, em alguns dispositivos Android, não existe o conceito de uma tela inicial separada e gaveta de aplicativos. Todos os aplicativos estão presentes na própria tela inicial. Nesse caso, o processo de restauração de ícones excluídos é um pouco diferente. Discutiremos isso mais tarde neste artigo.

Método 1: criar um novo atalho na gaveta do aplicativo

A maneira mais fácil de restaurar um ícone de aplicativo excluído em um telefone Android é abrir a gaveta do aplicativo, localizar o aplicativo e criar um novo atalho. Conforme mencionado anteriormente, o aplicativo original não foi excluído e pode ser encontrado na gaveta de aplicativos. Você precisa criar um novo atalho e adicioná-lo à tela inicial. Siga as etapas abaixo para ver como.

1. A primeira coisa que você precisa fazer é abrir seu gaveta de aplicativos . Ele está localizado no meio do dock inferior e abre a lista de todos os aplicativos instalados no seu dispositivo.

Toque no ícone do App Drawer para abrir a lista de aplicativos

2 Agora procure o aplicativo cujo ícone foi excluído. Os aplicativos geralmente são classificados em ordem alfabética .

Os aplicativos são geralmente classificados em ordem alfabética | Como restaurar ícones de aplicativos excluídos no Android

operação não pôde ser completada

3. Alguns Android OEMs e inicializadores personalizados permitem que você insira o nome do aplicativo na barra de pesquisa e procure por ele. Faça isso se essa opção estiver disponível.

4. Depois de encontrar o aplicativo, toque e segure seu ícone por algum tempo, e ele abrirá a tela inicial.

toque no aplicativo e segure seu ícone por algum tempo, e ele abrirá a tela inicial

5. Agora você pode arraste e solte o ícone em qualquer lugar na tela inicial, e um novo atalho será criado.

Novo atalho será criado

6. É isso; estás pronto. Você restaurou com sucesso um ícone excluído em sua tela inicial.

Método 2: criar um novo atalho usando o menu da tela inicial

Para alguns dispositivos Android, não há necessidade de abrir a gaveta do aplicativo nem mesmo para adicionar um novo atalho. Você pode usar o menu pop-up na tela inicial para adicionar um novo atalho ou restaurar um que foi excluído acidentalmente. Siga as etapas abaixo para ver como.

1. Esta é provavelmente a maneira mais fácil de restaurar um ícone excluído. Toque e segure em um espaço na tela inicial e um menu aparecerá na tela.
  2. Possui várias opções de personalização para a tela inicial e a oportunidade de adicionar novos widgets e aplicativos . Toque nele.
  3. Depois disso, selecione o Apps opção.
  4. Agora você verá uma lista de todos os aplicativos instalados no seu dispositivo.
  5. Selecione o aplicativo cujo ícone foi excluído e seu ícone de atalho será adicionado na tela inicial.
  6. Você pode arrastar e reposicionar o ícone onde quiser na tela inicial.

Método 3: mudar para um lançador diferente

A razão por trás de certos ícones estava desaparecendo ou talvez não mostrando o inicializador atual. Às vezes, o iniciador que você está usando não oferece suporte a ícones de atalho para aplicativos individuais. Se houver algum conflito, o inicializador excluirá ou removerá automaticamente o ícone. A solução mais fácil para esse problema é instalar um novo iniciador. Siga as etapas abaixo para ver como.

1. Abra o Google Loja de jogos no seu dispositivo.

2. Aqui, pesquise por aplicativos de inicialização .

erro de status da impressora windows 10

Aqui, procure por aplicativos de inicialização

3. Navegue pela lista de vários aplicativos de inicialização opções que você encontrará na Play Store e selecione a que você mais gosta.

Dos vários aplicativos de inicialização, selecione o que você gosta | Como restaurar ícones de aplicativos excluídos no Android

4. Instale o aplicativo em seu dispositivo e defina-o como seu lançador padrão .

Instale o aplicativo em seu dispositivo e defina-o como seu inicializador padrão

5. Você pode então personalize sua tela inicial como você gosta e adicione quaisquer atalhos na tela inicial.

6. O melhor é que você sempre tem a opção de mudar para um navegador diferente, caso não goste deste. Além disso, ainda há a opção de voltar ao inicializador do OEM de estoque se as coisas não funcionarem.