Como ler códigos QR com um telefone Android

Os códigos QR são uma parte importante de nossas vidas. Essas caixas quadradas simples com padrões em preto e branco pixelados são capazes de fazer muito. Desde o compartilhamento de senhas de Wi-Fi até a digitalização de ingressos para um show, os códigos QR facilitam a vida. Compartilhar links para um site ou formulário nunca foi tão fácil. A melhor parte é que podem ser facilmente digitalizados por qualquer smartphone com câmera. Neste artigo, vamos dar uma olhada em como exatamente você pode ler um código QR e desbloquear as informações nele contidas.

O que é um código QR?

Um código QR significa código de resposta rápida. Ele é desenvolvido como uma alternativa mais eficiente ao código de barras. Na indústria automobilística, onde os robôs são usados ​​para automatizar a fabricação, os códigos QR ajudaram muito a acelerar o processo, pois as máquinas podiam ler códigos QR mais rápido do que os códigos de barras. O código QR então se tornou popular e começou a ser utilizado para uma variedade de aplicações. Links de compartilhamento, e-tickets, compras online, anúncios, cupons e vouchers, remessa e entrega de pacotes, etc. são alguns dos exemplos.

A melhor parte dos códigos QR é que eles podem ser lidos em smartphones Android. Podemos escanear códigos QR para obter acesso a uma rede Wi-Fi, abrir um site, fazer pagamentos, etc. Vamos agora dar uma olhada em como podemos escanear códigos QR usando nossos telefones.

o botão do windows 10 não funciona

Como ler códigos QR com um telefone Android

Com o aumento da popularidade dos códigos QR, o Android integrou a capacidade de escanear códigos QR em seus smartphones. A maioria dos dispositivos modernos com Android 9.0 ou Android 10.0 podem escanear códigos QR diretamente usando seu aplicativo de câmera padrão. Você também pode usar o Google Lens ou o Google Assistente para ler códigos QR.

1. Usando o Google Assistente

O Google Assistente é um aplicativo extremamente inteligente e útil para facilitar a vida dos usuários do Android. É o seu assistente pessoal que usa Inteligência Artificial para otimizar a experiência do usuário. Com seu sistema alimentado por IA, ele pode fazer muitas coisas legais, como gerenciar sua agenda, definir lembretes, fazer ligações, enviar mensagens de texto, pesquisar na web, contar piadas, cantar músicas, etc. Além disso, também pode ajudá-lo para escanear códigos QR. O Google Assistente vem com uma lente do Google embutida que permite a leitura de códigos QR usando sua câmera. Siga as etapas fornecidas abaixo para saber como:

1. Ative o Google Assistente usando comandos de voz ou mantendo o botão home pressionado.

2. Agora toque no pontos coloridos flutuantes para impedir o Google Assistente de ouvir comandos de voz.

Toque nos pontos coloridos flutuantes para impedir o Google Assistente de ouvir comandos de voz

3. Se o Google Lens já estiver ativado em seu dispositivo, você poderá ver seu ícone no lado esquerdo do botão do microfone.

4. Basta tocar nele e o Google Lens será aberto.

5. Agora, tudo o que você precisa fazer é apontar sua câmera para o código QR e ele será escaneado.